quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dripping

Jackson Pollock, inventor do estilo "dripping".
O dripping é uma técnica de pintura desenvolvida por Jackson Pollock, que resumindo grosseiramente consiste em deixar pingar tinta sobre a tela. O que parece ser fácil, uma verdadeira bagunça de criança, requer técnica e controle, para que os meros respingados tomem forma e se interliguem em uma harmonia sútil.


Pollock que foi um importante nome do expressionismo abstrato e deixou um imenso legado. Atualmente várias residências optam por ter uma forma de dripping na parede de casa. Fazer por conta própria é algo prazeroso também, jogar tinta na parede e observar as cores tomarem formas é uma outra escolha.

O artista as vezes fechava os olhos na execução de seus quadros e ao invés de desenhar ou pincelar, derramava tinta liquida sobre a tela ou então passava de bicicleta por cima das tintas molhadas, uma espécie de "automatismo consciente" que Pollock afirmava estar ciente de tudo que estava fazendo. "Quando pinto, tenho uma noção geral do que estou fazendo. Posso controlar o fluxo de tinta. não há acidentes, assim como não há princípio nem fim."



Mais imagens depois do pulo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário