terça-feira, 30 de agosto de 2011

POP ART



Você com certeza já viu pelo menos uma dessas imagens, não é? Isso é Pop Art! Tendência artística nascida no início dos anos 50 que busca referência em assuntos diferentes, porém comuns ao nosso cotidiano. Utilizando novos materiais, misturando fotografia, cenas de tv, pintura, colagem, escultura, assemblage, o pop art é o marco da passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental. As colagens e repetições de imagens em série, são características das obras e os temas são os símbolos e os produtos industriais dirigidos às massas urbanas.

Basicamente, a proposta do movimento era admitir e criar um contraponto à crise nas artes que assolava o século XX. Com suas obras, os artistas queriam demonstrar a massificação da cultura popular capitalista. Não se trata de uma crítica ao consumismo, mas sim um comentário que tenta resgatar a função da arte como participante do nosso dia-a-dia, dando significado à existência humana contemporânea, à "vida da maioria".

Um dos principais artistas que representam essa corrente é o pintor e cineasta Andy Warhol, que nos anos sessenta começou a pintar desde produtos americanos famosos, como latas da sopa Campbell's e Coca-Cola a ícones célebres de popularidade, como Marilyn Monroe. Aliás, é da autoria de Andy a expressão "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama".  O POP É ARTE. A ARTE É POP!


Nenhum comentário:

Postar um comentário