quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Impressoras 3D: um futuro nem um pouco distante

DZN Invisible Shoe by Andria Chaves utilizando tecnologia de impressão 3D

Que impressoras 3D já deixaram de ser coisa de ficção científica há alguns anos, todo mundo já sabe, mas, por acaso, alguma vez você já se imaginou baixando roupas, assessórios, calçados (...) enfim, um look completo e os “imprimindo” na sua própria casa? É, eu sei, a princípio parece uma ideia bem exagerada, até mesmo muito futurista, mas na verdade, ela está mais próxima da nossa realidade do você imagina.

Impressoras 3D já têm chegado a grandes, médias, pequenas empresas e, até mesmo, à residências. Partindo desse fato, o pessoal do The Pirate Bay, nessa segunda-feira (23), lançou uma nova categoria de tipos de arquivos para download, em seu site: a de objetos físicos, chamada por eles de Physibles.

“Nós acreditamos que coisas como impressoras 3D, scanners e outros são apenas o primeiro passo. Acreditamos que dentro de 20 anos nós seremos capazes de imprimir peças para veículos ou baixar seu tênis favorito”, afirmou o site, em seu blog oficial.

Grandes empresas, como Clarks, Nike e Adidas já tem aderido o sistema de impressão 3D na produção de protótipos e até mesmo em parte do processo de fabricação, e já faz algum tempo. A Nike, por exemplo, apresentou no ano passado a coleção Ekiden Collection Holiday 2011, na qual foram usadas impressoras 3D em algumas partes do processo de fabricação dos tênis.

A comunidade científica parece bem otimista com os avanços em impressão tridimensional. E não é para menos, afinal, a tecnologia usada em impressoras 3D não fica limitada a apenas produção de objetos físicos “simples” como calçados, roupas e etc., ela vai muito além disso, podendo ser utilizada até para produção de matéria orgânica, como órgãos.

Um comentário: