O fim das férias chegou, e com ele a necessidade de organizar algumas coisas para voltar às aulas e à rotina diária, acertar detalhes na escola/facul, comprar cadernos e materiais e a expectativa de reencontrar azamyga para colocar os baphos de férias em dia. Mas com essas necessidades vem também uma preocupação com o dresscode, principalmente se onde você estuda não há regras tão rígidas quanto ao uso de uniforme. Como essa vem sendo a dúvida de muitas meninas e como eu já convivi várias vezes com esse dilema, vou arriscar aqui algumas dicas de como não errar no dresscode e na beauty, afinal sair de casa trabalhada no exagero e na montação são coisas que a gente deixa pra outras horas... mas que isso não seja uma desculpa pra sair por aí de qualquer jeito, bem pelo contrário, afinal um toque hype na produção e aquele up na beleza vão bem a qualquer hora, é só saber dosar.
MAKE, CABELOS E BEAUTY
A regra é simples e óbvia: quanto mais natural, melhor. Mas isso não quer dizer que você vai sair de casa do jeito que acordou, é claro... então o ideal é investir em makes leves (uma base 2 em 1 com rímel e um lip balm ou um batom clarinho, por exemplo, já dão um super up e tiram aquele aspecto "cara lavada"). Se preferir carregar mais um pouco pode investir em sombras/blushs também, mas não apele para o exagero e dê preferência a tons mais naturais. Fuja dos metálicos e dos fluo, eles definitivamente não são a melhor escolha nessas horas.
A mesma regrinha básica acima vale para os cabelos, até porque se você tem um curto espaço de tempo pra se produzir obviamente não vai querer complicar. Mas se você quer diferenciar e fugir do cabelão solto talvez pelo calor ou por ele ser difícil de domar na pressa, invista nas tranças, nos rabos de cavalo e nos coques altos com um aspecto bagunçadinho, eles são bem práticos e funcionais além de dar um ar hype e descontraído ao look.
COM OU SEM UNIFORME?
Se sua escola tem uniforme mas não impõe regras muito rígidas quanto ao uso dele (ou seja, não é daquelas que exigem uniforme completo e até uma cor específica de sapato/tênis), o mais indicado é apostar no combo camiseta do uniforme + calça skinny + tênis ou calçado a sua escolha. Mas nada de wet leggings, skinny coloridas e coisas do tipo, já que o básico a essas horas termina sendo a escolha mais segura e apropriada. Calças/leggings apertadas demais também estão fora, priorize o conforto e respeite suas proporções.

Já se sua escola não adota uniforme ou se você está na facul, mas quer fugir do basicão e investir num look mais hypado sem medo de errar, pode apostar em algumas tendências mas dentro de um certo limite (deixe em casa os minicomprimentos, as transparências e o peruísmo, por exemplo). Sejam elas escolas ou faculdades, algumas instituições às vezes tem restrição quanto ao uso de shorts/vestidos e se esse é o seu caso, melhor não sair dos limites e contar com a boa e velha skinny combinada a alguma blusa/camisa/camiseta a seu gosto e que não seja muito trabalhada no exagero. Agora se não existem restrições quanto ao uso de shorts e vestidos você não só pode (como deve) investir neles para variar os looks durante a semana. Aposte em bermudas e shorts boyfriend/de barra dobrada combinados a blusas, camisas ou camisetas mais compostas para compensar as pernas de fora, em saias de cós alto (não muito curtas ou justas) ou em vestidos com uma modelagem mais descontraída (e não mais curtos que um palmo acima do joelho, de preferência).

E quando o assunto é o calçado ideal, há quem não abra mão daquele bom e velho tênis de molas/amortecedores que deveria ficar só para a educação física/academia e há quem queira variar e se jogar no leque de opções, mas também tem uma certa dúvida. Sneakers de cano alto e tênis com uma pegada mais old school (like adidas), vans, ked's, all stars e variados caem super bem não só com uniformes mas com looks com uma pegada mais casual. Já sapatilhas, oxfords, ankle boots sem salto e rasteirinhas são uma boa opção para quem prefere um look com uma pegada mais cool. Mas independente do seu gosto e das suas escolhas, a ideia aqui também é priorizar o conforto, então dentre as várias opções escolha a que mais se adequa ao seu estilo e a suas necessidades, mas sem exageros e peruísmos (e salto alto então, nem pensar).
Agora se produzir para encarar aquela rotina de todos os dias parece bem mais simples e fácil, não é? Mas se ainda existir ou surgir alguma dúvida, não deixe de nos perguntar no
formspring. Boa volta às aulas e bons estudos!
AMEI *-*
ResponderExcluir