James Byron Dean foi um ator norte-americano da década de 50. Considerado como um ícone cultural, Dean foi uma das maiores representações da Rebeldia que já tivemos. Entremeio ao Rock (estilo que estava nascendo na época) a juventude norte-americana buscava seu próprio estilo. Se na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardino, os americanos usavam blusões de couro e jeans, influenciados pelo filme mais marcante de Dean, "Rebel Without a Cause".
Nos final dos anos 50, começou a se formar um mercado com um grande potencial, o da moda-jovem, que se tornaria o principal mercado na década seguinte. Os jovens rebelde usavam Ray Ban, andavam de lambreta e mascavam chicletes, os cabelos em topete bem arrumado com um ar de Elvis predominava.
Rebelde sem causa, mas acima de tudo, James Dean era elegante. Além de influenciar grande parcela da juventude, foi um difusor de uma peça que 10 entre 10 pessoas tem: O Jeans. Com topete bem penteado, couro, jeans e cara de bom moço, James se imortalizou como ator tendo estrelado apenas sete filmes, como representação da rebeldia jovem e também como ícone fashion. Live fast and die young se encaixa perfeitamente, morreu com apenas 26 anos, o astro deixou um legado que transparecerá por muito tempo.
Com o atual resgate ao retrô, é comum vermos seu famoso topete na cabeleira dos jovens hoje em dia. Apesar da Jaqueta de Couro e o Jeans serem peças características do ator, ele não se limitava a apenas isso. Gostava de usar sobretudos de veludo, trench coats, paletós bem cortados, blusas de lãs e quando optava por camisa e gravata segurava a simplicidade do look com a sua atitude, que é primordial para qualquer estilo.
Blue jeans, White shirt, walked into the room you know you made my eyes burn. It was like James Dean, for sure... ♪
Nenhum comentário:
Postar um comentário